sábado, 23 de fevereiro de 2013

A CAVERNA DE ADULÃO.





CAVERNA DE ADULÃO LUGAR TRANSFORMAÇÃO.



O termo ou o nome Adulão, quer dizer: Lugar de antiguidade ou cidade de Judá ou lugar de justiça.

Mas o que quero falar aqui é sobre alguns homens que se sentindo ameaçados foram tomados de pavor. Sentiram-se ameaçados de mortes, homens que foram perseguidos, outros que um dia caíram no descrédito de muitas pessoas. Outras amarguradas por causa de dividas, pessoas completamente alienadas da sociedade por problemas de caráter, pessoas que se encontravam em apertos e com problemas “psíquicos” quem sabe!



A caverna era um local de abrigo, e muitos a usavam como esconderijo. Ali parecia o “melhor lugar para quem quisesse usar também como um local de descanso”. Naquela época, alguns pastores que viviam perto de Hebron deixavam no verão as suas aldeias e iam habitar naquelas cavernas e ruínas a fim de ficarem mais perto de seus rebanhos. A maior parte das habitações de Gadara era em cavernas. 

Ló quando Sodoma e Gomorra foram destruídas, a bíblia diz que ele se refugiou em uma caverna, ele e suas filhas. (Cf Gênesis 19:30). Ló também teve medo e por isso foi habitar com suas duas filhas em uma caverna. Abraão sepultou sua esposa Sara em uma caverna chamada de: Macpela (cf Gn 23:19). Em I Reis 19:9; a bíblia relata o caso do profeta Elias, ele após receber a mensagem de Jesabel, tratou de se esconder em uma caverna, o profeta Elias que antes estava cheio da unção de Deus quando desafiou os 850 profetas. Elias foi avisado por um mensageiro que ele iria morrer. A ordem de Jesabel era para dar fim à vida do profeta, e logo que recebeu o recado de satanás, fugiu sem levar seus pertences, largou tudo, até o seu auxiliar foi dispensado, pois Elias temia também pela vida dele. 





O profeta Elias não podia esperar que se completassem as vinte e quatro horas, pois Jesabel estava decidida a acabar com a vida do profeta. Disse Jesabel: Assim me façam os deuses, e outros tantos, se até amanhã há estas horas eu não fizer a tua vida como a de um deles. (cf I Reis 19:2). Elias teve medo de Jesabel, ele nem teve tempo de consultar a Deus, fugiu, foi habitar em uma CAVERNA. Versículo 9 – Ali entrou numa caverna, onde passou a noite. E eis que lhe veio à palavra do Senhor dizendo: Que fazes aqui, Elias? 

Sabemos que a bíblia diz em Tiago 5:17 -  Elias era homem sujeito ás mesmas paixões que nós... Isso implica dizer que também podia sentir medo (?). A caverna para muitos, tem sido realmente um refugio, grandes homens que foram escolhidos por Deus para desfazer as obras de Satanás. Elias derrotou os 450 profetas de Baal, e mais 400 profetas de Asera, um poste ídolo que Jesabel havia construído para adoração profana. Esse foi à gota d’água para Jesabel querer acabar com a vida de Elias. Veja que Elias era o único representante de Deus, entre os seguidores de Baal e Asera. Elias os deixou a vontade e fez propostas a eles, e eles acharam boa a palavra do profeta. (cf I Rs 18:24b). Naquele momento de desafio, creio que Elias orava em espírito buscando a presença de Deus para aquele momento tão importante de seu ministério. Muitos hoje estão, amargando suas derrotas ministeriais, porque um dia receberam cartas do inferno ameaçando tirar-lhes a vida, ou até mesmo um irmão que se levantou contra você, e porque não dizer de outros que trocaram a unção que estava sobre eles e se enveredaram pelo adultério, pela prostituição, largaram suas ovelhas nas mãos de salteadores. 


NÃO ENTRE NA CAVERNA DO MEDO 



O medo é uma fé mal ajustada. Frase do Apóstolo René Terra Nova. Se você está sendo perseguido por algum motivo, se alguém tem lhe ameaçado de qualquer coisa, firme seus passos em Jesus, não tome rumo às cavernas da vida. Saiba que você tem um Deus, que pode tudo e que pleiteia sua causa. Elias só buscou a Deus depois que fugiu de Jesabel. E usou o argumento de que não era melhor do que seus pais para continuar vivo. Elias pediu para si a morte. 

Leia o texto em I Reis 19:1-4. Ele, porém, entrou pelo deserto caminho de um dia, e foi sentar-se debaixo de um zimbro; e pediu para si a morte, dizendo: toma agora a minha vida, pois não sou melhor do que meus pais. Esses argumentos não funcionam para Deus, pois ele sabe o que você está enfrentando, você optou pela caverna do medo, e se sente impotente diante das ameaças do Diabo. Não dê desculpas esfarrapas para Deus, pois ele já está por dentro de seu esgotamento espiritual. Elias não revelou ao Senhor Deus o motivo de ter ido esconder-se naquela caverna, porém, só pediu para morrer. O medo gera depressão muitas vezes faz com que as pessoas desistam até de viver. É preciso ouvir a voz de Deus que diz: Não temas, porque eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou o teu Deus; e te fortaleço, e te ajudo, e te sustento com a minha destra fiel. (Isaias 41:10). 

Existe consolo e conforto melhor do que estas palavras de Deus para aqueles que habitam em cavernas com medo de enfrentar seus problemas diários. Deus está lhe dizendo para você não ter medo das ameaças do Diabo, pois Deus tem o poder de neutralizar as investidas de Satanás contra nossas vidas. Não temas! 


Um dia Deus enviou Samuel á casa de Jessé para ungir um de seus filhos, e na presciência de Deus, o jovem escolhido para governar Israel, era Davi, um jovem de pequena estatura, cheio de sardas pelo corpo, porém um homem segundo o coração de Deus. Lemos em I Samuel 16:13 o seguinte: Então Samuel tomou o vaso de azeite, e ungiu no meio de seus irmãos; e daquele dia em diante o Espírito do Senhor se apoderou de Davi. (...). Agora Davi é um ungido de Deus, está sobre ele o Espírito Santo, o mesmo Espírito que estava também em Elias. Saul também era até então um ungido de Deus, mas a bíblia diz ainda no capitulo 16:14; que o Espírito do Senhor se retirou de Saul. (...). 



I Samuel 21:10 – Levantou-se pois, Davi e fugiu naquele dia de diante de Saul. Davi após ser retirado do palácio do rei Áquis, tomou rumo em direção da CAVERNA DE ADULÃO. Veja só: um ungido de Deus tendo que cometer uma série de aberrações por causa de Saul que o perseguia! Em fim Davi chega àquela caverna, (I Samuel 22: 1 a 5). Cansando da fuga e do medo que passara no palácio do rei de Gate. Davi agora fica ali escondido sozinho sem ter nada para comer ou beber, passa a residir dentro de uma caverna. As cavernas ficavam geralmente em regiões montanhosas, eram locais onde os fugitivos buscavam refúgio. Davi está agora pensando o que será da sua vida daqui para frente. Ele precisa encontrar um jeito de se livrar de seu inimigo. O medo do inimigo nos deixa enclausurado dentro de um quarto e não saímos enquanto o medo não cesse. Ficamos aflitos por causa do medo – nossas atitudes passam a ser diferente para com aqueles que nos cercam. Com Davi, não foi diferente, Davi agora é um homem fugindo, de um rei deposto de seu cargo pelo Deus que  lhe ungira alguns dias atrás. Davi tinha o Espírito Santo de Deus dentro dele, isso aconteceu logo após ser ungido o novo rei de Israel. “Deus não nos deu um espírito de covardia”. Temos o Espírito santo de Deus em nós. Se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dele. Davi agora vai receber alguém importante para lhe fazer companhia, ele está só e pensando nas ameaças de Saul, ele não pensa em outra coisa a não ser em Saul que de uma hora para outra pode descobrir onde ele está escondido. 


                                   DAVI É VISITADO NA CAVERNA.


Mas de repente ele ouve vozes e passos em direção a caverna, mas quem será? Ninguém sabe que eu estou aqui? (Deus sabe!). Mas não se assuste Davi! São seus familiares que vieram saber de você ok? Eles estão preocupados com você! Então chegam os parentes de Davi, até a caverna de adulão, porque ficaram preocupados com Davi, e começam a abraçá-lo e ficaram felizes em saber que ele estava “bem”. Só não entenderam o porquê de ele ter se abrigado ali naquele lugar esquisito. Mas não foram só os parentes de Davi que foram ter com ele. 

I Samuel 22 de 1 a 5 – Depois Davi, retirando-se desse lugar, escapou para a caverna de adulão. Quando os seus irmãos e toda a casa de seu pai souberam disso, desceram ali para ter com ele. Ajuntaram-se a ele todos os que se achavam em aperto, todos os endividados, e todos os amargurados de espírito; e ele se fez chefe deles; havia com ele cerca de quatrocentos homens. (...). Agora vamos falar de outra classe de pessoas. 



Um rei diante de homens problemáticos 


Além da família de Davi, agora ele tem com ele na caverna uma classe de pessoas, que também estavam enfrentando algum tipo de problemas; e ele agora vai ter que ouvir um por um, e saber o por que de eles terem ido para aquele local. Davi agora não está mais só, ele agora tem a companhia de outras pessoas, alem de seus pais e irmãos. Mas também estão com ele algumas pessoas que foram rejeitados pela sua igreja, pela sociedade. Mas como alguém que está em dificuldades, pode ajudar a outros? Paulo disse a igreja de Coríntios o seguinte: Fiz-me como fraco para os fracos; para ganhar os fracos. Fiz-me tudo para todos, para por todos os meios chegar a salvar alguns. (I Coríntios 9:22). 

Mas quem poderá conter as palavras? Eis que tens ensinado a muitos, e tens fortalecido as mãos fracas. As tuas palavras têm sustentado aos que cambaleavam, e os joelhos desfalecentes têm fortalecido. Mas agora que se trata de ti, te enfadas; e, tocando-te a ti, te desanimas. (Jó 4;3-5). 



Davi se vê diante de pessoas com uma variedade de problemas e o que ele pode apresentar para aquele povo? Se ele também foi até aquela caverna com medo de Saul? Só que aquelas pessoas também não tinham alternativas, estavam também em situações talvez piores do que Davi. Sempre é bom ter alguém do nosso lado, que nos faz recordar o inicio de nosso ministério, isso nos faz lembrar as pessoas que muitas vezes tivemos que receber em nossos gabinetes, tentando tratar de seus males. Davi no momento em que viu toda aquela gente entrando naquela caverna lembrou-se dos gabinetes que muitas vezes deu para pessoas completamente desesperadas. Se você já deu gabinetes para pessoas com uma variedade de problemas, não é fácil! Para quem recebe pessoas com várias espécies de problemas. Você ouve tantas coisas. Com Davi não foi diferente. Aqueles homens queriam saber se Davi podia resolver seus problemas. Quem já tratou de uma pessoa amargurada, de uma pessoa que passa por apertos, e pessoas com problemas espirituais e endividadas? Tenho visto muitas pessoas procurando seus pastores, ou até mesmo um líder espiritual para orarem com elas, e muitas vezes saem de lá sem respostas. Temos muitos lideres despreparado, que não sabem como resolver certas situações. É na caverna da autoajuda que vamos encontrar todo tipo de pessoas. Muitos líderes estão deixando que muitos saiam por ai procurando respostas para seus problemas, porque não tiveram uma resposta para os seus problemas. Quantos irmãos nossos foram embora do nosso convívio por falta de sabedoria de alguns “Líderes?” e hoje não suportam mais ouvir falar em igreja, não acreditam mais no imensurável amor de Jesus Cristo. 

Embora também saibamos que muitos não procuram seus pastores, não procuram seus Líderes quando estão em dificuldades, até mesmo de seus familiares se afastam para longe deles. (...).

Quem são os personagens que residem neste local que creio que era de difícil acesso? Primeiramente foi para essa caverna, o rei Davi que estava fugindo de Saul. Davi estava vivendo momentos de perdas, ele perdera tudo! Ele não gozava mais dos privilégios de antes, era um homem desacreditado de tudo e de todos, não tinha segurança e lhe faltava à campainha de amigos e de seus parentes, mas ele continua fugindo dos problemas que invadiram sua vida, a paz que tinha outrora havia escapado e só lhe restou uma coisa; fugir. Davi fugiu primeiramente de Saul. (I Sm 21:10). E depois teve medo de Áquis, rei de Gate. (I Sm 21:12b). Nem sempre fugir dos problemas é a solução para sairmos deles, temos que enfrentá-los se quisermos alcançar a vitória. No Salmo 142; 6,ele diz: Atende ao meu clamor, pois estou muito abatido; livra-me dos meus perseguidores, pois são mais fortes do que eu. Ele expõe ao Senhor o motivo de sua fuga para a Caverna de Adulão. Essa oração Davi fez quando estava na caverna, ele pede proteção de Deus, pois não se acha em condições de vencer seus inimigos. No versículo 7, ele diz ainda: Tira a minha alma da prisão, para que eu louve o teu nome. Então os justos me rodearão, por causa da tua bondade para comigo. 



Mais Davi estava ali sozinho e pensativo com seu coração ferido por causa de sua situação, ele entra quase que em desespero, pois talvez nunca tivesse imaginado em sua vida antes mesmo de ser ungido rei de Israel, ter que passar por esse deserto. Muitas pessoas hoje estão amargando o peso de suas derrotas, pessoas presas ou escondidas em cavernas de problemas, pessoas depressivas porque não conseguiram sair de certas situações, muitas até já praticaram ou tentaram suicídios. Satanás não refresca, não alivia uma pessoa de espírito fracassado, ele nunca vai lhe direcionar uma saída para seus problemas, pelo contrário, ele vai lhe mostrar sim, uma forma de parar de sofrer, não escute seus conselhos, corra para os braços de Jesus que é o CAMINHO, A VERDADE e a VIDA... 


Mais Davi não ficou só por muito tempo não, a bíblia me diz que quando seus irmãos e toda a casa de seu pai souberam disso, desceram ali para estar com ele. (I Sm 22;1b). A família é um presente de Deus para nós, ainda que haja algumas discordâncias entre alguns, é sempre bom desfrutar da companhia de nossa família. Louvado seja o Senhor! Outras pessoas também foram chegando para aquela caverna onde Davi e sua família estava. Mais essas pessoas que se juntaram a Davi, era uma classe que tinham problemas de significados diferentes, tinham homens que se acham em apertos, tinham os endividados “Dividas, sempre dividas”, e tinha também outra classe, os amargurados de espíritos, ele Davi se fez chefe deles. Eram com ele uns quatrocentos homens. (I Sm 22;2)



Tem pessoas que quando estão enfrentando problemas, não querem ninguém por perto, elas não querem a interferência de ninguém, acham que podem lidar com seus problemas sozinhos e se isolam. Foi isso que Davi e aquelas pessoas fizeram, correram de suas famílias, eram problemáticos mais ao mesmo tempo ainda sobrava espaço para o orgulho, não é verdade? Creio que Davi ficou surpreso quando viu aquele movimento de pessoas chegando naquela caverna, ele deve ter dito: Mais que barulho é este? Ninguém sabia que eu estava escondido aqui? Mais Davi se esqueceu do Salmo 139 de sua autoria que diz: Para onde me irei do teu Espírito? Para onde fugirei da tua face? (Salmos 139; 7)

É Davi: ninguém se esconde da presença de Deus, podemos até tentar mais será em vão! Que diga Jonas que também pensava assim! Mas vamos em frente! Agora Davi não está mais só, ele começa a observar toda aquela gente em volta dele talvez questionando o porquê de ele ter ido parar ali. Quando ele pensava que era somente seus parentes, ele escuta outro barulho vindo em sua direção, mais quem será agora? Talvez pensasse em Saul que não havia ainda desistido de matá-lo. Mais não era não! Eram outras pessoas que precisavam de abrigo, pessoas que já citei anteriormente que queriam ficar por ali até passar aquela onda de dificuldades. Os amargurados de espíritos eram atacados por Satanás. Os endividados eram os que com certeza tinham dividas com agiotas, com bancos e quem sabe ali não havia empresários falidos por conta de não poder quitar suas duplicadas vencidas. Isso sem contar com os impostos  que eram cobrados abusivamente na época de Saul.


Agora vem o outro lado da história: Davi aos poucos vai recobrando os sentidos, uma nova sensação de ânimo invade sua alma, ele já não se sente mais só, agora começa a recordar suas atividades como um Líder em potencial, Davi vai tratar daquelas pessoas da melhor forma possível, e viu que não adiantava continuar fugindo se ele tem um Deus que tomou a causa dele por justiça. Davi precisa agora de renovação de forças para treinar toda aquela gente que foi ao seu encontro, e deu certo! Ele se fez chefe deles, ele trouxe aquelas pessoas de volta ao convívio da sociedade, ele deu instruções para eles de como enfrentar suas dificuldades financeiras, dificuldades familiares que estavam fazendo com que eles se distanciassem uns dos outros. Davi mostrou  para eles o significado da vida, e de confiar em Deus. Ele não tinha nenhum material para expor em  um quadro ou até mesmo materiais para escrever, não havia ali um Data-Show naquela caverna, mas Davi tinha uma vasta experiência em sua caminhada com Deus. Suas conquistas diante de Golias. Davi ensinou-lhes sobre o valor do caráter, da disciplina e ainda lhes deu emprego, foram chamados para compô seu Exercito. 



Temos que mudar o sentido das coisas, saindo dos problemas e buscando as orientações de Deus. Se formos pela força de nosso braço, estaremos perdidos. Deus é o nosso refugio, a nossa fortaleza, socorro bem presente na angustia. (Sl 46; 1). Davi conseguiu sair daquele lugar escuro, as cavernas sempre são frias e escuras. Ele agora toma a posição de um Líder que vai poder contar com seus valentes, treinar quatrocentos homens feridos pelos embates da vida e sem qualquer perspectiva de sobrevivência, não foi muito fácil, mas ele era um Líder apagado pelo medo e pela perseguição. Nós temos sido realmente homens valentes de Deus ou estamos indo em direção as cavernas? Pense nisso! 



Tende cuidado que ninguém se prive da graça de Deus, e que nenhuma raiz de amargura, brotando, vos perturbe, e por elas muitos se contaminem. (Hb 12:15). 



Mardoqueo Santiago de Araujo 

Manaus, 23 de fevereiro de 2013.

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Sentindo a Presença de Deus


                                               SENTINDO A PRESENÇA DE DEUS
Gênesis 28:16; 17.


Ao acordar Jacó do seu sono disse: Realmente o SENHOR está neste lugar; e EU não o sabia.

E temeu, e disse: Quão terrível é este lugar! Este não é outro lugar senão a casa de Deus; é a porta dos céus.

 Quantos estão dormindo dentro casa de Deus  sem se quer perceber a presença do Deus vivo?
Ficam desatendo a palavra de Deus enquanto o Pastor prega?
Estão quase sempre distraídos durante quase todo o culto, não se dão conta de que Deus está presente ali naquele momento. Muitos passam a maior parte do culto conversando, outros não conseguem desligar seus celulares dentro da Igreja (Falta de reverência), e outros simplesmente vão á Igreja, para não ficar em casa assistindo alguns programas de televisão aos domingos, e preferem ir á Igreja. E eu pergunto por que?

Porque estão fazendo como Jacó, dormindo sem perceber a presença de Deus.

Vamos acordar meus irmãos! Antes que seja tarde. Sinta-se à vontade para adorar ao seu Senhor, desfrute da presença de Deus, serás tremendamente abençoado.

Versículo 17; E temeu, e disse: Quão terrível é este lugar!

Para muitos, a casa de Deus é um lugar de paz e de alegria eterna.
Salmo 84 define bem a casa de Deus. O salmista diz: Quão amáveis são os teus TABERNÁCULOS Ó Senhor dos exércitos! (...).

Outro Salmo 122:1 diz: Alegrei-me quando me disseram: Vamos á casa do SENHOR.

Muitos vão embora da casa de Deus, sem ter percebido sua presença santa, por mais que o louvor tenha sido uma benção ou a mensagem do pastor que estava cheio da unção. Porém não perceberam que havia ali uma unção de Deus.

Só poderemos perceber essa presença, quando nos deixarmos ser tocados pelo o Espírito Santo de Deus.

Jacó só percebeu a unção daquele lugar quando acordou, despertou de seu sono. E ficou maravilhado com aquilo que vira ali ainda que em sonho. E ainda disse mais: Essa é a porta dos céus.
Pois muito bem: A Igreja de Deus na verdade é a porta que conduz muitas almas aos céus. Não existe outro caminho ao céu se não for através da Igreja de Jesus Cristo. Ele mesmo disse; Eu sou o caminho, a verdade e a vida, ninguém vem ao pai se não for por meu intermédio. Jesus é o caminho que conduz o homem ao céu, siga a seta em direção ao céu, e lá encontrarás descanso para as vossas almas.

Meu irmão: não durma no ponto, entre na casa de Deus e sinta a sua presença ali. Busque sempre entrar e sair da casa de Deus, sabendo que ele esteve ali junto com você.

Não se deixe levar pelo sono de Jacó, mas deixe-se invadir pela unção de Deus e dirás também como Jacó: Quão terrível é este LUGAR!

Que Deus lhe desperte dessa letargia, e lhe faça sempre perceber que ele está ali com você.

Nunca subestime a presença de Deus, pois nos momentos mais cruciais de sua vida, ele se fará presente.

Deus te abençoe.

Mardoqueo Santiago de Araújo


Manaus, 09 de maio de 2005.

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

A Aparência Pessoal de Cristo

Muitos tem uma certa curiosidade em saber como era realmente a aparência pessoal de Jesus Cristo.


Seus traços, tem sido questionados por muitos, e fazem imaginações de como era sua aparência física. A imaginação humana vem tentando descobrir durante séculos o que aconteceu realmente durante sua vida terrena. Muitos pintaram quadros sobre Jesus, outros desenharam um chamado retrato falado para ter uma falsa precisão de sua fisionomia. Mas estão longe de poder chegar a uma real conclusão de como era o nosso Jesus. Sabemos que Jesus era judeu, e sua aparência era de um verdadeiro judeu.  Existem poucas informações sobre sua aparência pessoal. Vemos isso quando de sua prisão no Getsêmani, onde seu traidor judas Iscariotes, precisou de um sinal para identificá-lo.

Um sinal em forma de um beijo foi necessário para que a turba pudesse prendê-lo. A mulher samaritana pode fazer o reconhecimento de Jesus pelos seus traços físicos e também pelo seu sotaque de que era Galileu. Mas para essa mulher Jesus não passava de um judeu qualquer, até eles iniciarem uma conversa. Tem um hino que tem um título de O Rosto de Cristo. de Josias Menezes, ele canta:  Sempre que leio a história de Cristo eu fico a pensar com grande emoção...

Tem neste cântico uma frase que diz: Não creio, não creio num Cristo vencido cheio de amargura, semblante de dor, eu creio Cristo de rosto alegre, eu creio num Cristo que é vencedor!

Outra frase diz: Que falsa a inspiração do pintor. Toda e qualquer tentativa de adivinhar como eram as características sobre como era sua aparência pessoal será mera especulação.

O profeta Isaías no capítulo 53, a quase 730 anos, trás um retrato de Jesus, ele traça um perfil sobre sua vida terrena, ele diz que olhávamos para ele e nenhuma beleza víamos para que o desejássemos. Isaías 53:2. Aí está descrito pelo profeta Isaías como e quem era Jesus.

Quando Jesus se humanizou, passou a ter uma fisionomia humana. (Fp 2;7-8).

Segundo uma tradição, tem uma Carta endereçada ao Senado Romano. Era uma carta atribuída a Públio Lêntulo, amigo de Pilatos, parece não ser autêntica. Mas diz o seguinte: "Atualmente apareceu apareceu um homem revestido de grandes poderes. Seu nome é Jesus. Seus discípulos chamam-no Filho de Deus. É de estatura nobre e bem proporcional, seu rosto cheio de bondade, todavia, firme, de modo que os que o vêem, amam-nos e temem-no. Seus cabelos têm a cor do vinho, estriados e sem lustro, mas a partir do nível dos ouvidos são anelados e brilhosos. Sua testa, lisa e macia; suas faces não têm falha, realçadas por um rubor moderado; seu semblante é franco e bondoso.O nariz e a boca não têm defeito algum. Sua barba é cheia, da mesma cor dos cabelos; seus olhos, azuis e brilhantes em extremo.
Reprovado ou censurado, é formidável; exortando e ensinando, é gentil e de linguagem afável. Ninguém o têm visto rir, porém, muitos ao contrário, tem-no visto chorar.
Esbelto e alto de porte, suas mãos são belas e finas. No falar é ponderado, grave, pouco dado à loquacidade; excede à maioria dos homens em beleza.
Esta carta é encontrada em outros termos. Assim não se pode assegurar quais seus termos quando foi escrita. Todavia, não se pode negar a veracidade em seus dizeres. Talvez até prejudicados pelas traduções. Ela, numa outra cópia, diz o seguinte: "O Governador da Judéia Públio Lêntulo ao César Romano: Soube, ó Cesar, que desejavas ter conhecimento do que passo a dizer-te. Há aqui um homem chamado Jesus Cristo, a quem o povo chama de profeta e seus discípulos afirmam ser o Filho de Deus, Criador do céu e da terra. Realmente, ó Cesar, todos os dias chegam notícias das maravilhas deste Cristo. Para dizer-te em poucas palavras, Ele ressuscita mortos, cura doentes e surpreende toda Jerusalém. Belo e de aspecto insinuante, é uma figura tão majestosa, que todos o amam irresistivelmente. sua fisionomia, de uma beleza incomparável, revela meiguice e, ao mesmo tempo uma tal dignidade que, ao olhar para Ele, cada qual se sente obrigado a amá-lo e a temê-lo ao mesmo tempo. O cabelo dele, até a altura das orelhas, é da cor das searas maduras e daí aos ombros, é loiro muito claro e brilhante. É apartado ao meio por uma risca ao uso dos nazarenos. A barba é da cor dos cabelos e não mo rosto deslumbrante. muito larga e também dividida ao meio. O olhar é profundo e grave; as pupilas parecem os raios do Sol. Ninguém pode fitar-lhe o rosto deslumbrante. Nunca foi visto sorrindo, mas já foi visto chorando várias vezes. As mãos e os braços são duma grande beleza. Faz-se amigo de todos e mostra-se alegre. Quando repreende, apavora. Quando adverte, faz chorar. Toda a gente acha a conversação dele muito agradável e sedutora.
É raro vê-lo em público e quando aparece, é sempre com grande modéstia. Se vossa Majestade, ó Cesar, deseja vê-lo, avise-me que eu logo o enviarei. nunca estudou, mas é Senhor de todas as ciências. Anda com cabeça descoberta e quase descalço. Muitas pessoas quando o vêem ao longe escarnecem dele, mas quando Ele  se aproxima e estão na sua frente, então tremem e admiram-no.

Os hebreus dizem que nunca viram homem semelhante a Ele, nem sabedoria como a dele. nunca ouviram conselhos idênticos, nem tão sublime doutrina, como a que ensina este Cristo. Muitos judeus o tem por divino e creem nele. Também muitos o acusam a mim, dizendo, ó Cesar, que Ele é contra a tua Majestade, porque afirma que reis e vassalos são todos iguais, diante de Deus. Ando apoquentado com estes hebreus que pretendem convencer-me de que Ele é prejudicial. Mas os que o conhecem e a Ele tem recorrido, afirmam que Ele nunca fez mal a pessoa alguma e antes emprega todos os seus esforços para fazer a humanidade feliz. estou pronto ó Cesar, a obedecer-te e a cumprir o que me ordenares! Graça e Prosperidade. Esta carta pode não sr autêntica, mas contem verdades. Jesus é Real e autêntico em sua beleza.

Diz a letra de velho Hino do Cantor Cristão:

Oh! como é tão singular Jesus.

Esbelto e mui gentil!
No rosto traz uma rara luz.
Fanal no mundo viu!

Se você quiser saber como e quem era Jesus, leia o capítulo 53 do livro de Isaías.


Mardoqueo Santiago de Araújo.

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

A Parábola da figueira estéril

                                                 A Parábola da figueira estéril.

Então Jesus proferiu esta parábola: Certo homem tinha uma figueira plantada em sua vinha e, indo procurar nela fruto, não o achou. Pelo que disse ao viticultor: Há três anos venho procurar fruto nesta figueira, e não o acho. Corta-a! Por que ocupa ainda a terra inutilmente? Ele, porém,  respondeu: Senhor, deixa-a este ano, até que eu a escave e a esterque. Se der fruto, ficará! Se não mandarás cortar. (Lucas 13;6-9).

Terminou o ano de 2012, e com ele muitos tiveram sucesso em seus projetos, outros não foram bem sucedidos, mas agora eu pergunto: O que fizemos em 2012 para obra de Deus? Como Líderes  como Discípulos o que fizemos para o reino de Deus? Será que deixamos déficit com Deus? Ou ganhamos almas para o Senhor? Leia bem esta parábola, ela lhe trará esclarecimentos concernentes a frutificação. Muitos no ano de 2012 fizeram alguns planos mais não conseguiram cumprir ou realizar esses projetos. Deus vai agora procurar em sua vinha fruto, mas Ele chega e procura pelo vinhateiro e diz: Há três anos venho procurar fruto nesta figueira e não o acho! E logo dá uma ordem imperativa; Corta-a por que ainda ocupa ela a terre inutilmente? Aquela figueira poderia até ser frondosa, seus galhos eram visto de longe e admirados por muitos, mas o principal não era visto, frutos; aquela figueira estava ali apenas ocupando um espaço que poderia ser de uma outra árvore produtiva. mas a ordem era cortar. Agora entra em cena o viticultor (Jesus) e pede mais uma chance aquele Senhor dono daquela vinha e diz: Senhor, deixa-a ainda este ano, até que eu escave e a esterque. Se não der fruto ficará! Se não, depois mandarás cortar.

Quem produziu no ano de 2012? Quem deu fruto nesta época? Será melhor procurar produzir frutos, Deus já teve vontade de cortar muitas figueiras estéreis, Ele está cansado de a cada ano ir procurar fruto nelas (Líderes, Pastores, Ovelhas...). Deus atendeu o pedido de seu filho Jesus e nos dá uma nova oportunidade para produzir frutos. Ele empenhou a sua palavra diante do dono daquela vinha e  se comprometeu em cuidar para que ela se tornasse produtiva. Por que pois ela ocupa a terra inutilmente? Vamos abrir nossos olhos sobre aquilo que Jesus nos adverte e produzir neste ano de 2013. Deus os abençoe.

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Famoso Pregador é Rejeitado.

Uma certa Igreja estava precisando de um pastor. um dos diáconos escreveu  a carta seguinte, como se estivesse recebido de um candidato, e leu-a perante o conselho da Igreja: " Senhores: Sabendo que o púlpito de sua igreja está vago, gostaria de candidatar-me ao cargo. Tenho muitas qualificações que, penso, irão apreciar. Tenho sido abençoado com poder na pregação, e tenho tido bastante sucesso como escritor. Alguns dizem que sou bom administrador.Algumas pessoas, contudo, têm algumas coisas contra mim. Tenho mais de cinquenta anos de idade. Nunca fiquei mais de três anos no mesmo lugar. Em alguns casos tive que deixar a cidade porque a obra causou tumulto e distúrbios. Tenho que admitir que estive na cadeia três ou quatro vezes, mas não por más ações. Minha saúde não é muito boa, embora eu ainda consiga trabalhar muito. Tenho exercido minha profissão para pagar as despesas. "Eu não tenho tido muita comunhão com os líderes religiosos das diversas cidades onde tenho pregado. Eu não sou muito bom para manter arquivos de registros. Muitos sabem que eu até já esqueci quem foi que batizei. Todavia, se os senhores quiserem me aceitar, eu me esforçarei o máximo, mesmo que seja obrigado a trabalhar para ajudar no meu sustento." Depois de ler esta carta diante do conselho, o diácono perguntou se os oficias estavam interessados nesse candidato. Eles replicaram que jamais serviria para aquela igreja; eles não queriam um homem enfermo, contencioso, turbulento, um presidiário descabeçado. E ainda mais, a apresentação desse candidato era um insulto à igreja. Depois perguntaram qual era o nome dele e receberam esta resposta: O Apóstolo Paulo."



Vejam que temos a capacidade de fazer pre-julgamento das pessoas sem antes ouvi-las. Queremos pessoas que estejam dentro de nossas perspectivas e não pessoas que já passaram anos batalhando, sofrendo pela divulgação do Evangelho de Deus. Temos que ser mais tolerantes e compassivos quando queremos ter um Pastor que seja segundo o coração de Deus.

domingo, 10 de fevereiro de 2013

Encontro com Deus, você lembra do seu?

O que é o encontro? Muitas Igrejas já realizaram e ainda continuam realizando os encontros com Deus, e durante todo esse período, muita gente já teve a grande oportunidade ir a esse encontro com Deus.
Eu já tive a minha oportunidade de ir ao encontro e com certeza foi algo TREMENDO mesmo! Agora deixe-me lhe fazer uma pergunta: Você ainda continua firme em seus propósitos com Deus? Tudo aquilo que você aprendeu e recebeu no dia que teve o seu encontro com Deus continua fazendo parte de sua vida com Jesus? Ou já se esqueceu dos votos que prometeu fazer durante as ministrações? Passar três dias afastados de todo o movimento da cidade, dos amigos, do trabalho secular, da faculdade e etc... Para ir um local aonde você vai sem saber o que é, e como será o seu primeiro encontro com Deus naquele lugar, com certeza você vai cheio de incertezas e com pensamentos ainda não concentrados no que você vai ver ali. Quando você vai se afastando da cidade e entrando em uma estrada que lhe levará ao seu local de encontro com Deus, sua mente vai desenrolando uma fita tape de dentro de seu cérebro e onde ele lhe diz: porque você está indo pra esse encontro? Você sabe que quando você voltar de lá não será mais a mesma pessoa? O nosso intelecto indaga de nós se é isso mesmo que queremos?

Dúvidas vêm sempre nos acompanhando e nos fazendo certos tipos de perguntas sobre o que vai acontecer lá durante esses três dias. Você ainda não chegou lá, mas está a caminho, está a um passo de mudar sua vida por completo (?). Sim, ali vai ser um lugar de total transformação.
Eu mesmo quando fui pela primeira vez, me sentia um pouco incomodado com tudo aquilo que poderia me acontecer, eu nada sabia sobre o encontro, até porque não tinha informações sobre o encontro, somente o pré-encontro que falava de algumas regras que deveria ser observadas. Mas o teor desse encontro era uma incógnita, não adiantava perguntar nada, mas foram três dias posso dizer de muita benção, ali foi onde pude me concentrar melhor no estudo da palavra, através daqueles irmãos que estavam aptos para transmitir e nos ensinar sobre o valor do encontro. Mas o encontro com Deus teve o seu início no Monte, que alguns chamam de MONTE DA TRANSFIGURAÇAO.
Diz o texto em Lucas 9;2;10 – Seis dias depois Jesus tomou consigo a Pedro, a Tiago e a João e os levou a sós, em particular, a um alto monte. Aí ele foi transfigurado diante deles. Agora vamos lê o versículo 5: Pedro disse a Jesus: Mestre, bom é que estejamos aqui. Façamos três cabanas, uma ti, outra para Moisés e outra para Elias. Bem: paramos aqui nestes versículos e vamos procurar entender o que é realmente um encontro com Deus. Você que está lendo esse artigo, veja que Jesus os levou para um local particular, ele se afastou da cidade com seus três discípulos. Jesus não queria fazer o encontro dentro da cidade de Betsaida, ele já havia feito a primeira multiplicação dos pães, porém antes, pregou a palavra do reino e curou os necessitados. Mas precisa sair de Betisaida, tinha que realizar um encontro com três de seus discípulos. Jesus agora
vai em direção a um monte a fim de orar, ali vai acontecer algo sobrenatural, Jesus segue com seus três discípulos, eles nada sabem sobre esse encontro também, mas foram convidados para irem juntos com seu Líder e participar daquele momento tão precioso. Primeiro vamos ver o que é transfigurar-se ou transfigurar. De acordo com o dicionário, o termo transfigurar, é mudar as feições, converter, mudar o semblante.
Foi isso que aconteceu com Jesus, mas essa transfiguração é espiritual, Jesus é envolvido por uma nuvem de glória diante de seus discípulos, eles foram impactados com tudo aquilo que estava em volta deles, tiveram visões celestiais. Jesus aparece falando com Moisés e Elias. Diz a bíblia que Jesus estava orando neste momento, e os discípulos foram também envolvidos por aquele momento especial no alto daquele monte. A unção era visível naquele lugar a ponto de Pedro tomar a frente e dizer: Mestre, bom é que estejamos aqui. Façamos três cabanas, uma para ti, uma para Moisés e outra para Elias. (...). Vemos que Pedro e os outros dois discípulos ficaram maravilhados que nem queriam mais voltar da dali, a idéia de Pedro era pra construir ali um local de adoração, ele nem falou em construir seis cabanas, disse apenas três, Pedro queria dizer que apesar de qualquer coisa, eles queriam ficar por ali por um bom tempo.
Penso eu! Ali era um cenário de glória e adoração enquanto lá embaixo, o quadro era outro. No monte havia unção e avivamento, lá embaixo era gozação e zombaria com os outros nove discípulos que não foram ao encontro com Deus. Você está entendendo o porquê de você ir ao encontro?
Pois é! É lá que acontecem as mudanças de comportamento, lá se deixa tudo àquilo que atrapalha o nosso crescimento espiritual com Deus.
Jesus sabia que se ficasse na cidade, a multidão não o deixaria sossegado, por isso preferiu sair da cidade para realizar o encontro com seus discípulos (Pedro, Tiago e João). Mas quero lhe dizer uma coisa: sabia que muitos que estiveram a oportunidade de ir ao encontro, hoje já nem mais sabem o que aprenderam?  Ainda que após o encontro aspirassem ainda àqueles momentos de avivamento e batismo com o Espírito Santo, não permaneceram firmes, não são todos os que fazem isso, mas alguns não retiveram firmes os propósitos de um verdadeiro encontro. Ainda tem aqueles que ainda não foram porque alguém disse que isso não vem de Deus. Satanás trabalha nas mentes desocupadas e as enche de mentiras e dúvidas com relação às coisas de Deus.


             O QUE SERÁ QUE ESTÁ ACONTECENDO MESMO LA EMBAIXO?
Está tendo um culto de adoração a Deus? Os que não foram pra o encontro estão intercedendo por aqueles que foram? Nem sei!
Mas vamos dar uma olhadinha na situação deles ok? No mesmo capitulo 9 de Lucas a partir do versículo 37 a 45, tem alguma coisa errada! Jesus não está lá! Olhe: cuidado com o seu retorno do encontro viu? Você vai se deparar com situações que podem lhe deixar desanimado, não vai faltar pessoas que ao em vez de lhe abençoar, vai sempre querer lhe jogar na cara alguma coisa, mas isso já é esperado, o Diabo nunca vai querer perder você, e para isso, ele vai arranjar um jeito de lhe tirar o brilho da unção que você recebeu no encontro, dobre os joelhos e ore com o espírito e se livre das retaliações do Diabo e busque a Deus.
A bíblia diz que no dia seguinte, quando desceram do monte (Retorno do encontro), saiu-lhes ao encontro uma grande multidão. Um homem dentre a multidão clamou: Mestre, peço-te que vejas meu filho, pois é o único que eu tenho. (Narração do pai do menino). Um espírito o toma, e de repente clama, e o despedaça até espumar. Só o larga depois de o ter quebrantado. (Agora vem a queixa). Roguei a teus discípulos que o expulsassem, mas não puderam. Você ouviu bem o que disse aquele pai desesperado? Pois é, ele disse pra Jesus que aqueles discípulos que não foram ao “encontro” não conseguiram resolver o seu problema, ele esperava que ao levar o filho até eles, tinha quase certeza que o menino seria curado, afinal eles eram sempre vistos com Jesus o tempo todo, mas para a sua decepção, aquele pobre homem os achou impotentes.
Posso imaginar durante a narrativa daquele pai, Jesus olhando atravessado para seus discípulos e quem sabe, meneando a cabeça em um ato de reprovação. (Conjectura minha ok?). E os discípulos ao ver o homem entregando-os á Jesus também devem ter ficado desconsertados e nervosos, pois sabia que assim que aquele homem terminasse o seu relato, com certeza eles seriam chamados a atenção por Jesus. Não foi nem preciso esperar tanto, na mesma hora Jesus tratou de corrigi-los e lhes disse: Ó geração incrédula e perversa! Até quando estarei convosco e vos sofrerei? Traze o teu filho. (Lucas 9;42). Pra encurtar esse episódio, vemos que já em pleno ato de desespero e suas forças já minadas pela situação de saúde de seu filho, aquele homem vai colocar a autoridade de Jesus em “jogo”; ele teme também que Jesus não consiga resolver o problema de seu filho. Só Marcos relata essa parte onde o pai do menino diz: Mas se tu podes fazer alguma coisa, tem compaixão de nós, e ajuda-nos. (Se tu podes?). Jesus disse: Se tu podes! Tudo é possível ao que crê. (Mc 9;22;23). Viu como muitos colocam a autoridade de seu líder em dúvidas? Aquele pai angustiado e quem sabe chorando por conta da dor que sentia em ver seu filho naquela situação, vai ao extremo e desafia o Senhor Jesus com sua pergunta, Jesus tratou logo de confortar o coração daquele homem desacreditado e “sem esperanças”.
Tudo é possível ao que crê. Vá ao encontro, receba a unção de Deus naquele lugar e não fique sendo alvo de gozação, de zombaria por quem não quer crescer espiritualmente. Jesus quer levar você ao monte da transfiguração e fazer você voltar de lá cheio do poder, para resistir às críticas que com certeza aparecerão em sua vida. Não desista de ir ao encontro com Deus, você que ainda não foi, e para os que já foram, incentive os que ainda têm dúvidas sobre o encontro e ainda não tiveram forças para buscar a sua bênção. Deus espera por você ok? Procure seu discipulador e diga pra ele que você está decidido em ir ao encontro ok?

Manaus, 27 de Outubro, de 2010
mardoqueosantiago@hotmail.com
92- 3087-3393/9379-0603/8227-1958

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Conclusão da Escola de Líderes

Recebendo das mãos de nosso Pastor Elionai Reis meu Certificado de conclusão da escola de Líderes.

Eis aí um homem segundo o coração de Deus! Meu discipulador, ainda que com algumas dificuldades, mas sempre alegre e servindo ao Senhor. Parabéns ao casal Irmão Jory e irmã Vanda.

Meu Professor Admilson Bastos e sua esposa irmã Cristina. Sou grato a Deus por tê-lo tido como meu professor na Escola de Líderes.

Meu irmão Zuanny Jucá: Um exemplo de fidelidade a Deus.


Turma de Formandos da Escola de Líderes.

EM BUSCA DO PERDIDO



Porque o Filho do homem veio buscar e salvar o que se havia perdido. (Lucas 19:10).

Uma das finalidades do ministério de Jesus é resgatar o perdido, Jesus veio em busca do homem perdido, aqueles que estão andando por aí sem direção, sem esperança para suas vidas. Zaqueu estava incluído nos planos de Jesus Cristo.

Muitos estão se perdendo em meio a tantas confusões, suas mentes não conseguem alcançar o verdadeiro amor de Deus aos homens perdidos. Jesus deu a sua vida em resgate de muitos. (Mt 20:28). Assim como o filho do homem não veio para ser servido, mas para servir, para dar a sua vida em resgate de muitos.

A bíblia diz que o desejo de Deus, é que todo homem seja salvo e venha ao pleno conhecimento da verdade. (I Timóteo 2:4).

E nós? Estamos indo em busca dos perdidos? Como nós temos desempenhado a nossa função de resgatar vidas? Você tem conhecimento de pessoas que se encontram perdidas? Jesus disse certa vez quando falava com uma mulher que lhe pedia ajuda por causa de sua filha que estava doente (?) Respondeu-lhes ele: Não fui enviado se não as ovelhas perdidas da casa de Israel. (Mt 15:24). Mas mesmo assim aquela mulher também foi achada digna de receber as bênçãos de Deus. Jesus disse-lhe mais: Ó mulher, grande é tua fé! Seja-te feito como queres. E desde aquela hora sua filha ficou sã.

Se Jesus tivesse dado ouvidos aos seus discípulos, ele teria mandado aquela mulher embora. Eles disseram ao Senhor Jesus: Despede-a, porque vem gritando atrás de nós. (Cf Mt 15:23b).

É muito fácil hoje virarmos as costas às pessoas que estão necessitadas, temos facilidades de ignorar os problemas dos outros. Não queremos nos envolver com os problemas das pessoas que nos procuram, mas queremos suas ofertas e seus dízimos no momento certo.

Fugimos das nossas responsabilidades como Líderes, como discípulos quando se trata de resgatar ou buscar os perdidos. Aquela senhora ignorou a justificava de Jesus, ela não abortou a sua benção, Jesus fez um teste com ela, e ela foi aprovada na escola da fé.

Muitas pessoas por ai, dizem: Não é problema meu! Eu não quero nem saber, quem mandou se meter em confusão? E com essas desculpas esfarrapadas fogem de suas responsabilidades em buscar os perdidos. Eu por enquanto só estou falando de uma classe de pessoas, as que não conhecem ainda o Senhor Jesus, não me refiro aos que sumiram da Igreja, chamados desviados, filhos de crentes e até filhos de pastores, que um dia saíram de suas casas.
Falar de Jesus aos homens é nosso dever. Para isso Jesus treinou doze homens, instruiu a todos para essa tarefa ministerial. Não foram convocados para jogar xadrez, e nem ficarem dentro de uma sala de reuniões esperando as pessoas baterem em suas portas e em seus gabinetes pastorais.
Jesus deu a eles, o maior exemplo de resgatar vidas. Foram à casa de Zaqueu; e diante das palavras de Jesus, Zaqueu entregou o seu coração ao Senhor Jesus. Ali Jesus disse aos presentes: Porque o Filho do homem veio buscar e salvar o que se havia perdido.
Zaqueu ouviu as instruções de Jesus aos seus discípulos, ouviu também as palavras de salvação, Jesus expôs aos presentes, o significado de sua missão, era necessário que eles ouvissem do próprio Jesus. Sua missão era a de resgatar o homem, reconciliar o homem com Deus. A transformação de Zaqueu foi imediata, ele já foi logo tratando de se expor quanto à questão de seu caráter, pelo que lemos, ele não se lembrava de ter defraudado alguém, mas garantiu ao senhor Jesus e aos presentes: eis aqui, Senhor, dou aos pobres metade dos meus bens; e se em alguma coisa tenho defraudado alguém, eu lhe restituo quadruplicado. Com essas palavras de Zaqueu, Jesus muito se alegrou e disse: Hoje veio a salvação a esta casa, porquanto também este é filho de Abraão.


Em busca do perdido.

O aprisco é lugar de cem ovelhas, e não de noventa e nove. Mas parece que para muitos “Líderes” noventa e nove, é um número bastante expressivo. Está bem assim, eu fico só com essas, a outra foi embora porque quis, eu não a mandei ir embora, fico só com vocês. É muito fácil certos cálculos da matemática do homem, só que a de Deus é correta. Quando uma alma se entrega ao Senhor Jesus, quando alguém vai orar apresentando aquela vida ao Senhor, uma das coisas que sempre dizem é: ESCREVE OS SEUS NOMES NO LIVRO DA VIDA. Tudo que ligares na terra será ligado no céu. (...). É bom lembrar que quando fazemos uma oração a Deus, se for sincera, ela será ouvida. (Ap 5:8). Por isso, vamos tratar de buscar as pessoas que estão perdidas, aquele pastor contou suas ovelhas e observou  que estava faltando uma, e aquilo lhe deixou triste, pois ele não sabia o que  estava acontecendo com ela, foi contando, contando até que deu falta de uma. Mas quando se tem unção de pastor, temos que ir em busca da ovelha perdida, o pastor não deve se contentar com noventa e nove, o aprisco é lugar de cem ovelhas. Mas parece que hoje, muitos não pensam assim como aquele pastor que sentiu a ausência de uma ovelha. Em Ezequiel 34, Deus vai ajustar contas com muitos “pastores” que estão se apascentando a si mesmo, quando deveriam apascentar suas ovelhas. Se você é um pastor segundo o coração de Deus, cuide bem de seus rebanhos. Provérbios 27:23 diz: procura conhecer o estado de tuas ovelhas; e cuida bem dos teus rebanhos; porque as riquezas não duram para sempre...

Conhecer é saber como estão passando, se elas precisam de algo principalmente de alimento espiritual. Você sentiu a falta de sua ovelha, vá ao seu encontro, procure saber o que ela está enfrentando, não deixe que Satanás prenda suas ovelhas com seus grilhões. As portas de saída são mais largas do que as portas de entradas em algumas Igrejas.


EU SOU O BOM PASTOR.

Jesus disse: Eu sou o bom pastor; o bom pastor dá a sua vida pelas suas ovelhas. (João 10:11) Um pastor que conhece o seu rebanho e tem amor por eles, devem cuidar, deve tratar as feridas, principalmente fazer com que se sintam seguras, Jesus dá um grande exemplo de seu pastorado, quando diz: EU SOU O BOM PASTOR. Ele sabe o que é necessário para ser um bom pastor. O pastor precisa dá sua vida pelas suas ovelhas, gastar tempo com elas, não se omitir quanto às necessidades de suas ovelhas, tem que está por perto para guardá-las do perigo eminente. Todos nós conhecemos o salmo 23, talvez seja um dos mais conhecidos de todos os salmos. Davi escreveu este Salmo creio eu que foi em enquanto estava pastoreando as ovelhas de seu pai Jessé. Davi observou aquele cenário no campo, as ovelhas sob seus cuidados, uma comendo um delicioso pasto, outras, deitadas embaixo de alguma árvore protegendo-se do sol. Mas aquele local foi propicio para escrever o salmo 23, tomando como base sua função de pastor de ovelhas, e as próprias ovelhas serviram como referencia o local, o campo que era rico em pastos verdejantes. Davi observou também as águas correntes e com essa inspiração, fez este lindo salmo. Comparou tudo aquilo que estava em sua volta e começou a enaltecer ao Senhor. Nada me faltará (?), sim, nada me faltará. Davi se colocou na posição de suas ovelhas que recebiam cuidados especiais de um pastor, eram guiadas por ele, a bíblia não nos relata a quantidade das ovelhas no campo de Davi, mas mostra as qualidades que ele tinha como um pastor de ovelhas.

Daí o termo pastor que quer dizer: Homem que apascenta as ovelhas.
Um dia Jesus perguntou para Pedro: Pedro tu me amas? Jesus por três vezes interroga Pedro, e Jesus lhe dizia: apascenta os meus cordeirinhos. Pedro sentiu-se intrigado com a insistência de Jesus, ao que lhe respondeu: Senhor, tu sabes que eu te amo. (João 21:15).
Deus ainda nos pergunta: filhos vocês realmente me amam? (...).
Aos pastores que tem convicção do seu chamado, ouçam a voz do Senhor Deus dizendo: Pastores vocês me amam? Qual será sua resposta? Se você não ama suas ovelhas, não pode amar a Deus. Pedro sabia que Jesus estava por dentro de seus pensamentos. Então lhe declarou abertamente: Senhor, tu sabes que eu te amo. Ora, se você não ama a seu irmão que você vê como pode amar a Deus que você não vê?

Caim logo que matou seu irmão, foi interrogado por Deus, (Gn 4:9). Perguntou, pois o Senhor a Caim: Onde está Abel, teu irmão? Respondeu ele: Não se! Sou eu o guarda do meu irmão?  Caim, ainda sob o efeito da ira, respondeu asperamente ao Senhor: Sou eu guarda do meu irmão? O que mais ouvimos hoje em nossas Igrejas, é esse tipo de respostas, quando indagamos sobre algum irmão que não vemos, ou que não está mais congregando conosco, e as respostas são sempre evasivas, ou quando nos respondem, traçam logo um perfil do irmãozinho Há: ele se desviou! Saiu da igreja, o pessoal tem visto ele por aí nas noitadas, dizem até que está bebendo (...). Deus está também nos fazendo esta pergunta: Onde está o teu irmão?
Você sabe o que vai responder ao Senhor quando ele lhe perguntar? Ou vai fazer como Caim que disse que não era protetor ou guarda de seu irmão? Somos sim, responsáveis pelos nossos irmãos, temos que saber onde ele está e com quem está andando. Temos em nossas famílias, pessoas que se afastaram do Senhor, e o que estamos fazendo para trazê-los de volta á igreja? No livro do profeta Ezequiel capitulo 3, temos uma advertência de Deus para nós, seremos cobrados pelo sangue tanto do ímpio quando o justo, ambos estão fora, só com uma diferença, o ímpio precisa ser avisado por nós dos seus caminhos de impiedade, se ele morrer naquela situação, Deus vai requer de nós o seu sangue. Assim mesmo será com o justo, Deus está dizendo se não o avisarmos, seremos responsáveis por ele ter morrido naquelas condições. Por isso, não adianta tirar o corpo fora, se fazer de desentendido quando alguém pergunta: Onde está o teu irmão?
Jesus disse: Eu sou o bom pastor; conheço as minhas ovelhas, e elas me seguem. (João 10:14). Hoje nas grandes igrejas, a massa de gente é muito grande, alguns pastores nem se quer, sabe seus nomes, a uma quantidade de pessoas perdidas dentro de suas igrejas, estou falando de mega templos, elas conhecem seus pastores porque estão sempre olhando de frente quando eles estão ministrando, porém, eles não as conhecem totalmente. Tem pessoas que procuram seus pastores, e eles muitas vezes perguntam: O irmão ou a irmã congrega a onde? E os irmãos respondem: aqui pastor na sua igreja! E ficam espantados e sem jeito porque nunca param para saber quem é aquele ou aquela irmã. Parece que alguns pastores, só sabem os nomes daqueles que estão sempre ao seu redor, conhecem seus auxiliares, suas esposas, e alguns de seus filhos, mas não conhecem a maioria de suas ovelhas. Eu sou o bom pastor; conheço as minhas ovelhas... Provérbio 27:23 > PROCURA CONHECER O ESTADO DE TUAS OVELHAS... Procura saber a situação das tuas ovelhas meu amado irmão, Jesus disse que conhecia o seu rebanho, e por isso que elas o seguiam. Muitos não seguem seus pastores porque eles não dão nenhuma importância a elas, se sentem sozinhas, não tem uma palavra de orientação espiritual, a não ser de púlpitos aos domingos e as quartas feiras. Ovelha não gera ovelha, quem gera ovelha, é outra ovelha. Isso não é função de pastor o de gerar ovelhas, mas ele é o responsável por cuidar de todo o seu rebanho, Deus confiou em suas mãos. Obedecei aos vossos pastores e sujeitai-vos a eles; porque velam por vossa alma, como aqueles que hão de dá conta delas; para que façam com alegria e não gemendo, porque isso não vos será útil. (Hb 13:17). Temos que obedecer nossos pastores, isso implica em orarmos por eles, a bíblia diz que temos que fazer isso sem gemer. Mas tem horas que a ovelha geme, não por reclamação, mas por necessidades, quantos esperam por uma visita pastoral, mas as AGENDAS de muitos pastores estão sempre cheias, e não tem espaço mais para uma ovelha necessitada. O Senhor é meu pastor; nada me faltará. Deitar-me faz em pastos verdejantes; guia-me mansamente a águas tranquilas  Refrigera a minha alma; guia-me pelas veredas da justiça por amor do seu nome. Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal algum, porque tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam. Preparas uma mesa perante mim na presença de meus inimigos; unges minha cabeça com óleo, o meu cálice transborda. Certamente que a bondade e a misericórdia me seguirão todos os dias da minha vida, e habitarei na casa do Senhor para todo sempre. (ou por longos dias).

Muito de nossos irmãos foram embora, saíram em direção aos seus questionamentos. Eu me lembro que quando um pastor chegou a Manaus, ele conseguiu atrair á muitos por causa da qualidade de seu pasto, pessoas vinham de todos os cantos da cidade para ouvi-lo, ele tinha e ainda tem unção sobre ele, pois a igreja era sempre lotada todos os dias de cultos, eu creio que hoje aquela unção ainda está sobre ele, até porque, os dons e a vocação de Deus, são irrevogáveis (Cf Rm 11:29). Mas ele evoluiu muito rápido no seu ministério, e hoje tem uma das maiores igrejas na cidade de Manaus. Mas muita gente que esteve com ele no inicio de seu ministério, não estão mais com ele, são poucos os que ainda fazem parte de seu ministério. Porém Deus continuou abençoando o seu trabalho para honra e glória do seu Nome. Cuidar dos irmãos que estão afastados ou perdidos por toda a parte é função não só do pastor, mas nossa também. Somos guardas de nossos irmãos no que diz respeito a aconselhamentos, não como vigias de nossos irmãos, mas no sentido de visitá-los, transmitir amor por eles, onde eles possam se sentir seguros. (Deitar-me faz em pastos verdejantes). Se você conhece alguém que saiu de nosso convívio, se você sabe onde encontrá-lo, vá ao seu encontro, fale do amor de Deus por ele, não o trate com indiferença, pois isso não resolverá o problema dele. Pare com essa de dizer: Meu irmão, você é um rebelde, você saiu porque você quis sair. (...). Isso não resolverá o problema dele.
Quem, pois tiver bens do mundo, e, vendo seu irmão necessitado, lhe fechar o coração, como permanece nele o amor de Deus? João está dizendo aqui, que não se deve fechar o coração às pessoas necessitadas, se não, o amor de Deus não permanecerá em nós.
(I João 3:17).

PLANTADOS NA CASA DO SENHOR

O justo florescerá como a palmeira, crescerá como cedro do Líbano; plantados na casa do Senhor florescerão nos átrios do nosso Deus, na velhice ainda darão frutos, serão viçosos e florescentes. (Cf Salmos 92:12- 14b). O salmista fala de uma classe de pessoas que estarão plantados na casa de Deus e que ainda Na velhice, produzirão frutos...

É grande o número de irmãos que estão afastados de suas igrejas, muitos não quiseram mais ter compromissos com a palavra de Deus, e saíram sem deixar rastros, outros se sentiram desprezados por seus “Líderes”, deixaram de frequentar os cultos, porém cheios de ressentimentos (?), As portas de nossas Igrejas, ou melhor, as portas de saída de muitas Igrejas, são mais largas do que as portas de entrada. Como disse antes: Temos que restringir urgente essas portas antes que seja tarde. Jesus afirmou que as portas do inferno não prevaleceriam contra a Igreja de Deus. O inferno está com suas portas abertas e com promoções mundanas. Satanás é perito em arrastar aqueles que se encontram fora da Igreja. ONDE ESTÁ O TEU IRMÃO? Essa pergunta de Deus feita a Caim vai soar por muito tempo nos ouvidos de muita gente. Por isso, vamos em busca do perdido. Porque o Filho do homem veio busca e salvar o que se havia perdido.


 Todos nós temos o dever de orar uns pelos outros. Isso é uma orientação da bíblia.
Satanás tem encontrado facilidades para atacar a Igreja de Deus, pois sabe que entre muitos, existem aqueles que não se interessam pelo problema de seus irmãos. E esquece-se de orar pelo seu irmão, não valorizam as pessoas. Hoje, é lamentável que muitos Líderes, estão dando preferência aos que tem um poder aquisitivo elevado, essa pessoa estão sempre se dando bem com seus Líderes, pois sabem que são “úteis” para eles. Porém, quanto à outra classe, são pessoas menosprezadas por alguns pastores, e você sabe que isso é uma verdade, não adianta fazer cara feia, pois sabemos de vários casos onde pessoas que são abastados, vivem gozando de privilégio por parte de alguns pastores que ainda não se conscientizaram, o que diz a bíblia em Tiago 2:2 > Porque, se entrar na vossa reunião algum homem com anel de ouro no dedo e com trajes esplêndidos, e entrar também algum pobre com trajes sórdidos, e atentardes para o que vem com trajes esplêndido e lhe disserdes: Senta-te aqui num lugar de honra; e disserdes ao pobre: fica aí em pé, ou senta-te abaixo do escabelo dos meus pés, não fazeis, porventura, distinção entre vós mesmos e vos torneis juizes movidos de maus pensamentos? (...).
Eu sei que existem muitos homens de Deus comprometidos com a palavra, porém, tem muitos fazendo esse tipo de coisa dentro das Igrejas. A Igreja é lugar de vida, é lugar de Restauração do homem, é lugar onde todos ali são filhos do mesmo Deus. Não vai haver nos céus, uma área para os que se acham “RICOS” não haverá privilégios para esse tipo de pessoa. Lembre-se da parábola do rico e de Lázaro, Jesus ilustrou isso, para que as pessoas pudessem ver, que o rico quando estava aqui na terra, humilhava a Lázaro. Ambos morreram, mas houve uma grande diferença entre eles, o homem rico teve uma amarga experiência, porém, Lázaro foi recebido nos céus. (cf Lucas 16:19 - 31). Deus não está interessado em posição social de ninguém, ele quer mesmo é salvar o homem. Ele mesmo disse: O que adianta o homem ganhar o mundo inteiro, e perder a sua alma. (Mateus 16:26). Mas infelizmente, eu posso citar aqui vários versículos da bíblia, porém, se eu e você não atentarmos para isso, de nada nos adiantará escrever. Pois existem os críticos, que lêem, e em vez de mudar seu caráter, passam fazer críticas daquilo pelo qual alguém resolveu um diz escrever. ONDE ESTÁ O TEU IRMÃO? Procura conhecer os estado das tuas ovelhas, cuida bem dos teus rebanhos (...). Isso é uma orientação de Salomão aos pastores. Procure saber onde andam suas ovelhas, não as deixe a mercê de Satanás, que só veio para: Roubar – matar, e destruir. Mas Jesus veio buscar e salvar o perdido. Temos na bíblia, várias referencias sobre os maus pastores, a bíblia chama alguns até de infiéis. Ezequiel 34, Deus fala ao profeta sobre essa classe de pastores, eram pastores que se apascentavam a si mesmo, não cuidavam das ovelhas, e elas eram dispersas por toda parte. Jeremias 23, também fala sobre os pastores que destrói as ovelhas de Deus, o profeta diz: AI DOS PASTORES QUE DESTROEM E DISPERSAM AS OVELHAS DO MEU PASTO, diz o SENHOR.
Li um artigo intitulado: Púlpitos vazios. E tem um parágrafo, que diz o seguinte: ”A preocupação eclesiástica atual é descobrir o que alguém pode oferecer para a igreja em troca de algumas gargalhadas no domingo á noite. O ser humano se tornou uma espécie de laranja, onde alguns líderes; sugam tudo até sobrar só o bagaço, então, jogam fora...” Isso, é o pensamento do autor do artigo. Deus poderá reverter essa falta de amor pelo próximo, estamos calejados de tantos versículos sobre o amor ao próximo, mas parece que cada vez mais esse tipo de coisa vai se alastrando dia, a dia em nossas Igrejas.

Somente Deus, vai resolver isso, um dia ele mesmo diz que vai acertar as contas com esses que se dizem “Líderes” e deixam as ovelhas do Senhor em apuros. Onde está o teu irmão? Vá em busca do perdido. O filho pródigo tomou uma decisão e foi até seu pai em busca de socorro. Estava fora do convívio familiar por opção sua, mas voltou após passar por situações constrangedoras. Faça como o filho pródigo, ensaie um pequeno discurso, e volte para os braços do Pai que é justo e vai lhe perdoar, e o sangue de seu Filho Jesus, lhe purificará de todo o pecado, e de toda a justiça. (Cf I João 1:9).

Provérbios 29:1 > aquele que, sendo muitas vezes repreendido, endurece a cerviz, será quebrantado de repente sem que haja cura.

Salmo 119:71 > Foi-me bom ter sido afligido, para que aprendesse os teus estatutos.

Provérbios 28:13 > O que encobre as suas transgressões, nunca prosperará, mas os que as confessa e deixa, alcançará misericórdia.

Fica aqui a minha palavra de encorajamento a todos aqueles que se importam com almas, que sabem valorizar vidas. E vá em busca do seu irmão, onde quer que ele esteja. E também aos que deixaram o seu primeiro amor, digo-lhes: Sai dessa revolta, pensa em volta, quebra os teus grilhões. Deus tem vida plena, vale à pena retornar e vê, teu amor antigo o abraço amigo, a festa começar. Pois arrependido mais um filho volta ao lar...




Gabi X Silas Malafaia

Muitos que pararam para assistir a entrevista com o Pastor Silas Malafaia no programa de frente com Gabi, estavam esperando um desfecho que fosse favorável a apresentadora, porém, o Pr Silas foi de uma sabedoria incontestável e de um raciocínio em frações de segundos e lógico. Mas observando o comportamento da apresentadora, percebi que ela não estava sendo imparcial quando abordava o Pr. Silas, ela deveria ter se comportado como uma Jornalista que não toma partido. O Jornalista quando passa a entrevistar alguém, deve ter uma postura que possa contribuir para o sucesso de suas entrevistas, mas o que pude observar foi um descontrole emocional por parte da apresentadora. Agora quanto aqueles que se dizem "Evangélicos", eles esperavam uma retaliação por parte do Pr. Silas quando era questionados pelos assuntos em pauta. Sem contar que essa entrevista até agora tem sido motivos de "brincadeirinhas" tanto ao Pastor Silas Malafaia quanto da apresentadora, já existem caricaturas criadas nas redes sociais tirando proveito dessa situação.
É preciso levar a sério as oportunidades que Deus concede aos seus Ministros e não fazer paródias, quem é o Pr. Silas sem a orientação de Deus? Ainda que esteja diante de uma apresentadora que sempre se achou "Incontestável", mas que teve a oportunidade de ouvir as verdades de Deus.
Isso me faz lembrar do Apóstolo Paulo quando diante do rei Agripa onde apresentava a sua defesa, foi de imediato interrompido por Festo que disse: AS MUITAS LETRAS TE FAZEM DELIRAR. Atos 26:24
Quando um servo de Deus fala com autoridade e convicção daquilo que acredita, as pessoas se sentem incomodadas.
Paulo conseguiu tirar Festo do sério ainda que estivesse testemunhando da sua fé. Nós que estamos sempre sendo vistos por aqueles que não tem o conhecimento de Deus, precisamos de bases bíblicas para poder contestar alguém que venham nos inquirir sobre nossos posicionamentos. Foi isso que disse o Apóstolo Pedro em I Pedro 3;15 - Antes santificai em vossos corações a Cristo como Senhor; e estai sempre preparados para responder com mansidão e temor a todo aquele que vos pedir a razão da esperança que há em vós. Vejam o que pedro recomenda para aqueles que um dia poderão ser questionados por alguém. Vamos deixar as brincadeiras de lado e levar Deus a sério, pois não estamos aqui para discutir quem melhor apresenta suas teses, embora sabemos que aqueles que esperam no Senhor terão suas forças renovadas e alcançará a vitória.

Que Deus nos conduza em seriedade e sabedoria da sua palavra.

Mardoqueo Santiago de Araújo