quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

A Aparência Pessoal de Cristo

Muitos tem uma certa curiosidade em saber como era realmente a aparência pessoal de Jesus Cristo.


Seus traços, tem sido questionados por muitos, e fazem imaginações de como era sua aparência física. A imaginação humana vem tentando descobrir durante séculos o que aconteceu realmente durante sua vida terrena. Muitos pintaram quadros sobre Jesus, outros desenharam um chamado retrato falado para ter uma falsa precisão de sua fisionomia. Mas estão longe de poder chegar a uma real conclusão de como era o nosso Jesus. Sabemos que Jesus era judeu, e sua aparência era de um verdadeiro judeu.  Existem poucas informações sobre sua aparência pessoal. Vemos isso quando de sua prisão no Getsêmani, onde seu traidor judas Iscariotes, precisou de um sinal para identificá-lo.

Um sinal em forma de um beijo foi necessário para que a turba pudesse prendê-lo. A mulher samaritana pode fazer o reconhecimento de Jesus pelos seus traços físicos e também pelo seu sotaque de que era Galileu. Mas para essa mulher Jesus não passava de um judeu qualquer, até eles iniciarem uma conversa. Tem um hino que tem um título de O Rosto de Cristo. de Josias Menezes, ele canta:  Sempre que leio a história de Cristo eu fico a pensar com grande emoção...

Tem neste cântico uma frase que diz: Não creio, não creio num Cristo vencido cheio de amargura, semblante de dor, eu creio Cristo de rosto alegre, eu creio num Cristo que é vencedor!

Outra frase diz: Que falsa a inspiração do pintor. Toda e qualquer tentativa de adivinhar como eram as características sobre como era sua aparência pessoal será mera especulação.

O profeta Isaías no capítulo 53, a quase 730 anos, trás um retrato de Jesus, ele traça um perfil sobre sua vida terrena, ele diz que olhávamos para ele e nenhuma beleza víamos para que o desejássemos. Isaías 53:2. Aí está descrito pelo profeta Isaías como e quem era Jesus.

Quando Jesus se humanizou, passou a ter uma fisionomia humana. (Fp 2;7-8).

Segundo uma tradição, tem uma Carta endereçada ao Senado Romano. Era uma carta atribuída a Públio Lêntulo, amigo de Pilatos, parece não ser autêntica. Mas diz o seguinte: "Atualmente apareceu apareceu um homem revestido de grandes poderes. Seu nome é Jesus. Seus discípulos chamam-no Filho de Deus. É de estatura nobre e bem proporcional, seu rosto cheio de bondade, todavia, firme, de modo que os que o vêem, amam-nos e temem-no. Seus cabelos têm a cor do vinho, estriados e sem lustro, mas a partir do nível dos ouvidos são anelados e brilhosos. Sua testa, lisa e macia; suas faces não têm falha, realçadas por um rubor moderado; seu semblante é franco e bondoso.O nariz e a boca não têm defeito algum. Sua barba é cheia, da mesma cor dos cabelos; seus olhos, azuis e brilhantes em extremo.
Reprovado ou censurado, é formidável; exortando e ensinando, é gentil e de linguagem afável. Ninguém o têm visto rir, porém, muitos ao contrário, tem-no visto chorar.
Esbelto e alto de porte, suas mãos são belas e finas. No falar é ponderado, grave, pouco dado à loquacidade; excede à maioria dos homens em beleza.
Esta carta é encontrada em outros termos. Assim não se pode assegurar quais seus termos quando foi escrita. Todavia, não se pode negar a veracidade em seus dizeres. Talvez até prejudicados pelas traduções. Ela, numa outra cópia, diz o seguinte: "O Governador da Judéia Públio Lêntulo ao César Romano: Soube, ó Cesar, que desejavas ter conhecimento do que passo a dizer-te. Há aqui um homem chamado Jesus Cristo, a quem o povo chama de profeta e seus discípulos afirmam ser o Filho de Deus, Criador do céu e da terra. Realmente, ó Cesar, todos os dias chegam notícias das maravilhas deste Cristo. Para dizer-te em poucas palavras, Ele ressuscita mortos, cura doentes e surpreende toda Jerusalém. Belo e de aspecto insinuante, é uma figura tão majestosa, que todos o amam irresistivelmente. sua fisionomia, de uma beleza incomparável, revela meiguice e, ao mesmo tempo uma tal dignidade que, ao olhar para Ele, cada qual se sente obrigado a amá-lo e a temê-lo ao mesmo tempo. O cabelo dele, até a altura das orelhas, é da cor das searas maduras e daí aos ombros, é loiro muito claro e brilhante. É apartado ao meio por uma risca ao uso dos nazarenos. A barba é da cor dos cabelos e não mo rosto deslumbrante. muito larga e também dividida ao meio. O olhar é profundo e grave; as pupilas parecem os raios do Sol. Ninguém pode fitar-lhe o rosto deslumbrante. Nunca foi visto sorrindo, mas já foi visto chorando várias vezes. As mãos e os braços são duma grande beleza. Faz-se amigo de todos e mostra-se alegre. Quando repreende, apavora. Quando adverte, faz chorar. Toda a gente acha a conversação dele muito agradável e sedutora.
É raro vê-lo em público e quando aparece, é sempre com grande modéstia. Se vossa Majestade, ó Cesar, deseja vê-lo, avise-me que eu logo o enviarei. nunca estudou, mas é Senhor de todas as ciências. Anda com cabeça descoberta e quase descalço. Muitas pessoas quando o vêem ao longe escarnecem dele, mas quando Ele  se aproxima e estão na sua frente, então tremem e admiram-no.

Os hebreus dizem que nunca viram homem semelhante a Ele, nem sabedoria como a dele. nunca ouviram conselhos idênticos, nem tão sublime doutrina, como a que ensina este Cristo. Muitos judeus o tem por divino e creem nele. Também muitos o acusam a mim, dizendo, ó Cesar, que Ele é contra a tua Majestade, porque afirma que reis e vassalos são todos iguais, diante de Deus. Ando apoquentado com estes hebreus que pretendem convencer-me de que Ele é prejudicial. Mas os que o conhecem e a Ele tem recorrido, afirmam que Ele nunca fez mal a pessoa alguma e antes emprega todos os seus esforços para fazer a humanidade feliz. estou pronto ó Cesar, a obedecer-te e a cumprir o que me ordenares! Graça e Prosperidade. Esta carta pode não sr autêntica, mas contem verdades. Jesus é Real e autêntico em sua beleza.

Diz a letra de velho Hino do Cantor Cristão:

Oh! como é tão singular Jesus.

Esbelto e mui gentil!
No rosto traz uma rara luz.
Fanal no mundo viu!

Se você quiser saber como e quem era Jesus, leia o capítulo 53 do livro de Isaías.


Mardoqueo Santiago de Araújo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário